×

Flea, John Frusciante, Idles, Dado Villa-Lobos, e mais, celebram a obra da Gang Of Four. Ouça!

Disco em tributo à banda, surgida no final dos anos 70, acaba de ser lançado

    Flea e John Frusciante, dos Red Hot Chili Peppers, Idles, Serj Tankian (System Of A Down), La Roux, Tom Morello (Rage Against The Machine) e até o nosso Dado Villa-Lobos estão presentes em um álbum recém-lançado em tributo à Gang Of Four, uma das mais importantes bandas do pós-punk britânico.

    O quarteto fazia uma música de difícil classificação, que juntava punk, funk, e uso de dissonâncias - o guitarrista Andy Gill tocava o instrumento de maneira quase percussiva, que fugia totalmente do padrão.

    Com essa proposta sonora, eles podem não ter vendido milhões de discos, mas ajudaram a influenciar diversas bandas e músicos que despontaram a partir da década de 80, REM, U2 sendo mais dois grandes exemplos.
    Gang of Four

    "The Problem of Leisure: A Celebration of Andy Gill and Gang of Four" tem 20 faixas, com diversos artistas tocando canções da banda.

    Gill estava trabalhando neste projeto antes de sua morte, em fevereiro do ano passado - agora, é mais do que certo de que ele tenha sido uma das primeiras vítimas da Covid-19, visto que ele havia acabado de retornar de uma excursão pela China, quando o vírus ainda não havia se disseminado ao redor do planeta, quando foi internado com problemas respiratórios. O músico foi a única figura constante em toda a trajetória da banda.

    A maioria dos convidados escolheu fazer covers de faixas de "Entertaiment", o primeiro, e mais celebrado, trabalho do quarteto, lançado em 1979. "Not Great Men" foi escolhida por três artistas, enquanto "Damaged Goods" e "Natural's Not In It" por dois. Mas há também canções de "Solid Gold" (1981), "Songs Of The Free" (1982) e também dos álbuns feitos depois do retorno do grupo no século 21.
    Dado Villa-Lobos

    A presença de Dado Villa-Lobos no projeto termina funcionando como o fechamento de um círculo. A Legião Urbana foi muito influenciada pela Ganf Of Four, especialmente em faixas de seus primórdios como "A Dança", "Ainda É Cedo" ou "Conexão Amazônica". Gill tocou com Dado e Marcelo Bonfá em 2012, nos dois shows feitos para celebrar o repertório da banda brasileira - que teve o ator Wagner Moura assumindo os vocais de Renato Russo. Quase uma década depois, foi a vez do brasileiro fazer parte de um projeto capitaneado por Gill - ele toca "Return The Gift", no álbum tributo.

    Ouça o disco:



    '

See too